Canabrava do Norte receberá computadores doados pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e comunicação.

Secretário de Educação Esporte, Lazer, Turismo e Cultura
<p style="text-align: justify;">O município de Canabrava do Norte receberá essa semana os computadores doados pelo programa Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Minist&eacute;rio de Ciência, Tecnologia e Comunicação. 18 municípios se cadastraram para receber o benefício e 1500 máquinas serão entregues, sendo 500 nessa primeira leva. O município de Canabrava do Norte será contemplado com 50 computadores.

<p style="text-align: justify;">De acordo com a assessoria, os computadores doados aos municípios são recondicionados. Quando máquinas nos Minist&eacute;rios e nos órgãos federais apresentam algum tipo de pane são substituídas. As que apresentaram defeitos são então encaminhadas para um centro de recondicionamento, onde são consertadas. Assim que passam a funcionar perfeitamente são direcionadas para municípios inscritos no Gesac.

<p style="text-align: justify;">Os computadores recondicionados são enviados como doaç&otilde;es para municípios usarem em locais de uso público, como escolas, hospitais, quilombos e telecentros, no município de Canabrava do Norte, os mesmos serão utilizados em um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

<p style="text-align: justify;">Segundo o assessor especial adjunto do Minist&eacute;rio, Jos&eacute; Augusto Curvo, tudo o que a prefeitura precisa disponibilizar &eacute; local com energia el&eacute;trica e um ponto de telefone, para a instalação da internet. &ldquo;Por enquanto, a internet utilizada pelo programa &eacute; da Embratel, mas a partir de janeiro será do primeiro sat&eacute;lite brasileiro, que está em fase final de testes. Com o Gesac e o sat&eacute;lite a conectividade do nosso país irá crescer exponencialmente&rdquo;, salienta. Jos&eacute; Augusto Curvo, em conversa com o prefeito municipal, João Cleiton Medeiros, garantiu que o município de Canabrava do Norte será contemplado o ano que vem, com antenas que captaram sinais do Sat&eacute;lite Geoestacionário de Defesa e Comunicaç&otilde;es (SGDC), lançado em maio pelo governo federal, que tem como um dos objetivos ampliar a distribuição de internet de alta velocidade<strong>, </strong>o que fará com que o município consiga emitir sinais de internet wi-fi de forma gratuita em locais públicos e remotos do município.

<p style="text-align: justify;">O SGDC &eacute; o primeiro equipamento geoestacionário brasileiro de uso civil e militar. Fruto de uma parceria entre o Minist&eacute;rio da Ciência, Tecnologia, Inovaç&otilde;es e Comunicaç&otilde;es (MCTIC) e o Minist&eacute;rio da Defesa, recebeu R$ 2,7 bilh&otilde;es em investimentos.

<p style="text-align: justify;">Foi adquirido pela Telebrás e possui uma banda Ka, que será utilizada para comunicaç&otilde;es estrat&eacute;gicas do governo e implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) &ndash; especialmente em áreas remotas &ndash; e uma banda X, que corresponde a 30% da capacidade do equipamento, de uso exclusivo das Forças Armadas.

<p style="text-align: justify;">Os municípios que vão receber as doaç&otilde;es dos computadores no estado de Mato Grosso são <strong>Canabrava do Norte</strong>, Denise, Canarana, Rosário Oeste, Pocon&eacute;, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, Alto Taquari, &Aacute;gua Boa, Poxor&eacute;u, Querência, Guiratinga, Porto Alegre do Norte, Santa Teresinha, Porto dos Gaúchos, Alto Paraguai, Vila Bela da Santíssima Trindade e São Jos&eacute; dos Quatro Marcos. As prefeituras assinaram um termo de doação enviado pelo minist&eacute;rio.

<p style="text-align: justify;"> 

Todos os Direitos Reservados - Prefeitura Municipal de Canabrava do Norte - 2024